Reportagens > Especiais

Entrevista

“Agora é a hora de os movimentos feministas ocuparem o espaço político”

Acompanhe a conversa da Campanha Libertas com Dirlene Marques (PSOL), única candidata ao governo de Minas Gerais a contemplar propostas detalhadas voltadas às mulheres

Por:
Marcela Káritas
Foto: Dirlene Marques - Crédito: Marcela Káritas

Publicado em 22/09/2018

Fala tranquila, sorriso constante no rosto e a vontade de fazer uma nova política marcam a campanha da única candidata mulher ao governo de Minas Gerais, Dirlene Marques (PSOL). Economista e professora aposentada da UFMG, a postulante defende que este é o momento de movimentos feministas ocuparem espaços de representação política. “As mulheres buscam entrar de forma diferente, rompendo com a lógica atual que o machismo impõe, de competitividade extrema, de passar a perna nos outros”, afirmou.

Seu programa de governo é o único a propor soluções detalhadas para enfrentar a violência contra a mulher e aumentar a representatividade feminina no mercado de trabalho. “Estamos fazendo um projeto de sociedade, e a questão da mulher passa por todos os pontos”, explicou Dirlene. Um de seus compromissos é ter, pelo menos, metade das secretarias ocupadas por mulheres.

Ela também busca mudar a lógica de como o Estado funciona. Ao invés de incentivar agronegócio e mineração, seu plano de governo propõe investimentos em outros setores. “Não temos que subsidiar empresas, elas podem andar com as próprias pernas. Vamos aplicar recurso onde o Estado tem a obrigação de funcionar bem: na saúde, educação, transporte, moradia e segurança”, defendeu.

Para isso, Dirlene quer eliminar incentivos fiscais a esses setores, cobrar impostos dos mais ricos e fomentar sistemas produtivos que também têm potencial de gerar emprego, como agricultura familiar, agroecologia e malharia. “É uma inversão de prioridade, vamos voltar a governar para seres humanos e não para o capital”, afirmou.

Acompanhe, a seguir, o podcast com trechos da entrevista que a Campanha Libertas fez com a candidata.

DIRLENE MARQUES

Cidade: Belo Horizonte – Minas Gerais
Idade: 71 anos
Cor/raça: Branca
Ocupação: Professora aposentada
Estado civil: Casada
Bens declarados: Tem R$ 1 milhão em apartamentos, terrenos, automóveis e investimentos
Site: http://www.dirlene.com

[A Campanha Libertas é um coletivo independente e suprapartidário. Todos os nossos textos podem ser republicados gratuitamente, desde que não sejam editados e tenham a assinatura da repórter que escreveu e o link campanhalibertas.org. Quer ser um republicador e saber mais sobre as nossas pautas? Escreva para campanhalibertas@gmail.com]